Instruções de pré-coleta

Urina 24h
Ao acordar, desprezar a primeira urina da manhã e começar a colher a partir da segunda rigorosamente todas as micções. Caso aconteça de esquecer de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciá-la novamente no dia seguinte. Colher toda a micção e também, integralmente, a primeira micção do dia seguinte, utilizando sempre o recipiente fornecido pelo laboratório.

Comentários:
É fundamental que seja entregue ao laboratório toda a amostra de urina de 24 horas. Qualquer erro nesta coleta implicará em erros nos resultados.
Evitar fazer a coleta em dias nos quais haja mudança nos seus hábitos (dieta, exercícios físicos, stress, etc.)
Coprocultura
- Colher as fezes pela manhã;
- Evacuar em recipiente limpo e seco;
- Transferir uma porção das fezes para o frasco fornecido pelo laboratório;
- Enviar ao laboratório em até 1 hora as fezes recém emitidas, não refrigerar, manter em temperatura ambiente.

Comentários:
- Não coletar fezes em contato direto com fraldas, papel higiênico e vaso sanitário;
- Não colher fezes em contato com papel de toalete, pois estes contém sais de Bário (inibidor de crescimento para alguns patógenos).

Interferentes:
- Frascos sujos ou com resíduos de sabão e medicamentos;
- Amostra contaminada com urina;
- Transporte e armazenamento inadequado.
Espermograma
- Coletar o material por masturbação em frasco estéril.
- Para o espermograma, deve-se estar com abstinência sexual de 4 a 5 dias ou de acordo com orientação de seu médico. Deve-se coletar o material no laboratório, não sendo permitido realizar coleta em casa ou Postos.
- Para espermocultura ou análises bioquímicas no esperma não há necessidade de abstinência sexual. Pode-se coletar em casa.
- Coletar todo o volume de uma ejaculação, não colher em preservativos, não usar lubrificantes e não colher através de coito interrompido.
PSA Total e Livre
Não manter relações sexuais até 2 dias antes do exame, nem fazer exercício em bicicleta e alguns exercícios físicos fortes nos 3 dias que antecedem o exame.
Não realizar sondagem uretral ou toque retal até 3 dias antes do exame nem realizar exame de ultra-som transretal, até 7 dias antes do exame, colonoscopia, até 15 dias antes do exame e biópsia de próstata, até 30 dias antes do exame.

Comentários:
Medicamentos usados no tratamento do câncer, terapias com hormônios, o uso de finasterida e algumas ervas medicinais também podem alterar o resultado do PSA.
Serotonina
Não deve ingerir na véspera e no dia da coleta do exame os seguintes alimentos: Café, Chá, Chocolate, Mate, Refrigerante, Abacaxi, Ameixa, Abacate, Nozes, Banana, Picles, Beringela, Kiwi, Manga, alimentos aromatizados com baunilha, Tomate e bebidas alcoólicas.

Comentários:
Anotar o nome dos medicamentos em uso e suspendê-lo somente sob orientação do médico.
Sangue Oculto
Em um período de dois dias antes da coleta, deve-se obedecer a seguinte dieta:
- Não ingerir medicamentos que contenham: Ácido Acetil Salcilico; Vitamina C; Salicilatos; Esterróides; Ferro.
- Não alimentar-se de: Nabo, Rabanete e Carnes Cruas.
- É permitido comer em pequenas quantidades: Carne de frango; Enlatados; Amendoim; Farelo de cereais (Trigo, Aveia, Etc.)
- É permitido alimentar-se à vontade: Vegetais (cru ou cozido); Alface; Espinafre ou milho. Frutas: Ameixa; Uva; Maça.
Pesquisa de Cistina Urinária
Procedimentos necessários:
- Lavar bem a genitália com água e sabão (não usar sabonetes antissépticos);
- Enxugar bem a parte externa do aparelho geniturinário;
- Após restrição hídrica, coletar a segunda urina da manhã diretamente no frasco;
- Após a primeira micção do dia coletar a amostra de urina com intervalo de 15 a 30 minutos;
- Não deve conter água no interior do frasco;
- Não utilizar cremes e medicamentos usados na vagina, pois podem interferir no resultado do exame. Quando o paciente tem corrimento vaginal é importante tomar cuidados especiais para não contaminar a urina.
Coleta de Urina
A urina coletada deve ser a primeira da manhã. Se não for possível, é necessário permanecer sem urinar por pelo menos 2 horas antes de colher a amostra.

Feminino:
- Lavar Genitália com água e Sabão. (Não usar sabonete antisséptico);
- Enxugar bem a parte externa do aparelho gênito-urinário;
- Desprezar a primeira urina e em seguida urinar diretamente no frasco, com volume mínimo de 20ml de urina;
- Fechar o frasco cuidadosamente e enviar imediatamente ao laboratório. Se não for possível envia-lo imediatamente ao Laboratório, conservar por até 3 horas em refrigerador;

Masculino:
- Usando gaze embebida em sabão neutro fazer a higiene da glande;
- Enxaguar com gaze umedecida;
- Desprezar o primeiro jato urinário no vaso sanitário e coletar o jato médio diretamente no frasco;
- Tampar, identificar e encaminhar ao Laboratório Biovel.
Coleta de Escarro
- A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos;
- Deve-se colher o escarro, não a saliva. Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas;
- Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material venha “do peito” e não da garganta, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório;
- Tampá-lo imediatamente;
- Para pessoas com expectoração escassa, recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame;
- O material deve ser entregue ao laboratório em até 2 horas.
Coleta de Urina 1º Jato
- Coletar a 1ª urina da manhã ou após 2 horas sem urinar;
- Coletar o 1º jato urinário (o mínimo possível – 10mL) no frasco e desprezar o jato médio e final;
- Fechar o frasco e colar a etiqueta de identificação;
- Encaminhar para o laboratório o mais breve possível;
- Mulheres em período menstrual devem colocar um absorvente interno antes da coleta, para evitar a contaminação;
- Após o uso de contraste radiológico, aguardar 48 horas para fazer a coleta.