– A amostra deve ser colhida na unidade de atendimento devido à necessidade de o cliente receber orientação adequada para realizar o procedimento sem risco de contaminação da urina. A coleta em casa só pode ser realizada em situações especiais, mediante autorização do assessor médico, após contato com o médico assistente.
– Em caso de uso anterior ou atual de antibióticos, o cliente tem de informar o nome do medicamento utilizado. É important lembrar que a realização da cultura durante o tratamento com antimicrobiano pode gerar resultados falsamente negativos.
– Importante:
– Caso a coleta se destine tanto ao exame de cultura quanto ao de urina tipo I, é necessário seguir as orientações para a realização da cultura de urina e recomendação que não pode ter feito uso de contraste radiológico nas 48hs antes que antecedem o exame.
– Em caso de haver ultrassom de abdome total ou pelve marcado no mesmo dia da coleta para cultura ou urina tipo I, o cliente precisa ficar quatro horas sem urinar antes do exame.
Para material colhido fora do Laboratório Itapetininga
– É necessário obter, no mínimo, 5 mL de urina em frasco estéril de boca larga ou coletor universal estéril.
– O cliente precisa colher a primeira urina da manhã ou, então, qualquer outra amostra isolada de urina, desde que fique pelo menos duas horas sem urinar previamente.
– O horário da coleta precisa ser anotado no frasco e o material deve ser entregue em até uma hora, se mantido em temperatura ambiente, ou em seis horas, se refrigerado.